
Objetivo do jogo
Cercar completamente a abelha rainha contrária com peças da sua cor ou com as da cor contrária.
Cada jogador recebe 11 peças da cor que escolher (preto ou branco).
Cada um escolhe a peça com que quer começar e essas duas peças são colocadas lado a lado, sendo esta a configuração inicial.
Desenvolvimento do jogo
Na sua vez, o jogador pode:
A) Colocar uma nova peça
A nova peça de um jogador deve ser conectada a uma das suas peças já presente no jogo. A nova peça não pode ser conectada a uma peça contrária (poderá fazê-lo na fase de deslocações).
Atenção, ao fim do 4º turno, cada jogador deverá ter a sua rainha em jogo. Isto significa que se um jogador não tiver a sua rainha em jogo até ao 3º turno deverá fazê-lo obrigatoriamente no 4º turno!
B) Mover uma peça
Desde que o jogador tenha a sua rainha em jogo, poderá deslocar uma das suas peças. Num
deslocamento é proibido dividir a colmeia em duas. Além disso é preciso respeitar a regra da “Liberdade de movimento”, exceto para o escaravelho e o gafanhoto. Uma peça pode mover-se unicamente se não obrigar à mudança de peças adjacentes.
A Liberdade de Movimento
Com a exceção do escaravelho e do gafanhoto, as peças de jogo só podem mover-se se estiverem livres para o fazer. Se uma peça está rodeada a tal ponto que não se pode mover para outra posição, perdeu a sua liberdade de movimento. Da mesma maneira, uma peça não pode entrar num espaço que tenha sido rodeado.
As peças e as suas deslocações
A rainha
Ela deve deslocar-se apenas uma casa na sua vez.
O escaravelho
O escaravelho pode mover-se um espaço, como a rainha, mas também pode mover-se para cima de qualquer outra peça. A peça que ficar debaixo do escaravelho não poderá mover-se e toma a sua cor, tornando-se numa vantagem para colocar peças em jogo. A única forma de bloquear um escaravelho é colocar outro escaravelho sobre ele. Os 4 escaravelhos podem ser empilhados. A colocação de um escaravelho é feita da mesma forma que qualquer outra peça e não pode ser colocado diretamente em cima de outra peça já colocada
O gafanhoto
Ele desloca-se saltando, em linha reta, desde a sua posição até à primeira casa livre. Não tendo de respeitar a regra da “Liberdade de movimento”, ele pode saltar para uma casa completamente rodeada por outras peças.
A aranha
A aranha desloca-se 3 casas em cada deslocação. Tem de estar sempre em contacto com a colmeia quando faz essa deslocação e não pode fazer retrocessos no seu movimento.
A formiga
A formiga desloca-se livremente em volta da colmeia, é uma das peças mais importantes do jogo.
Fim do jogo
O jogo termina imediatamente assim que uma rainha esteja completamente cercada, não importa a cor das peças.
Pode acontecer que uma partida seja dada como nula se as duas rainhas ficarem cercadas numa
deslocação, isto poderá acontecer se as rainhas estiverem colocadas lado a lado. Outra forma de empate é os jogadores chegarem a uma situação de repetição indefinida da mesma deslocação. É muito raro que isso aconteça!

Final do jogo a abelha esta trancada
Veja um video de um jogo:
Tem explicação das expansões do Hive?
ResponderExcluirGrato.
Gilson