sábado, 26 de dezembro de 2009

HIVE

Hive tem virado mania em varias partes do mundo , pois é um jogo com regras simples que possibilita à varias pessoas jogarem. Porem o jogo requer grande raciocionio, pois a variedade de movimentos possibilita jogadas extremamente estratégicas. Venha provar voce tambem o "mel" desta colmeia que com certeza tambem ira se apaixonar por este excelente jogo.

Objetiv
o do jogo

Cercar completamente a abelha rainha contrária com peças da sua cor ou com as da cor contrária.


Montagem do jogo

Cada jogador recebe 11 peças da cor que escolher (preto ou branco).
Cada um escolhe a peça com que quer começar e essas duas peças são colocadas lado a lado, sendo esta a configuração inicial.

Desenvolvimento do jogo

Na sua vez, o jogador pode:

A) Colocar uma nova peça

A nova peça de um jogador deve ser conectada a uma das suas peças já presente no jogo. A nova peça não pode ser conectada a uma peça contrária (poderá fazê-lo na fase de deslocações).
Atenção, ao fim do 4º turno, cada jogador deverá ter a sua rainha em jogo. Isto significa que se um jogador não tiver a sua rainha em jogo até ao 3º turno deverá fazê-lo obrigatoriamente no 4º turno!


B) Mover uma peça


Desde que o jogador tenha a sua rainha em jogo, poderá deslocar uma das suas peças. Num
deslocamento é proibido dividir a colmeia em duas. Além disso é preciso respeitar a regra da “Liberdade de movimento”, exceto para o escaravelho e o gafanhoto. Uma peça pode mover-se unicamente se não obrigar à mudança de peças adjacentes.
é proibido dividir a colmeia em duas
so é possivel se movimentar com o espaço livre com exceção do gafanhoto e do escaravelho

A Liberdade de Movimento

Com a exceção do escaravelho e do gafanhoto, as peças de jogo só podem mover-se se estiverem livres para o fazer. Se uma peça está rodeada a tal ponto que não se pode mover para outra posição, perdeu a sua liberdade de movimento. Da mesma maneira, uma peça não pode entrar num espaço que tenha sido rodeado.

As peças e as suas deslocações



A rainha



Ela deve deslocar-se apenas uma casa na sua vez.
O escaravelho



O escaravelho pode mover-se um espaço, como a rainha, mas também pode mover-se para cima de qualquer outra peça. A peça que ficar debaixo do escaravelho não poderá mover-se e toma a sua cor, tornando-se numa vantagem para colocar peças em jogo. A única forma de bloquear um escaravelho é colocar outro escaravelho sobre ele. Os 4 escaravelhos podem ser empilhados. A colocação de um escaravelho é feita da mesma forma que qualquer outra peça e não pode ser colocado diretamente em cima de outra peça já colocada



O gafanhoto




Ele desloca-se saltando, em linha reta, desde a sua posição até à primeira
casa livre. Não tendo de respeitar a regra da “Liberdade de movimento”, ele pode saltar para uma casa completamente rodeada por outras peças.


A aranha





A aranha desloca-se 3 casas em cada deslocação. Tem de estar sempre em
contacto com a colmeia quando faz essa deslocação e não pode fazer retrocessos no seu movimento.


A formiga





A formiga desloca-se livremente em volta da colmeia, é uma das peças mais
importantes do jogo.

Fim do jogo

O jogo termina imediatamente assim que uma rainha esteja completamente cercada, não importa a cor das peças.
Pode acontecer que uma partida seja dada como nula se as duas rainhas ficarem cercadas numa
deslocação, isto poderá acontecer se as rainhas estiverem colocadas lado a lado. Outra forma de empate é os jogadores chegarem a uma situação de repetição indefinida da mesma deslocação. É muito raro que isso aconteça!
Final do jogo a abelha esta trancada

Veja um video de um jogo:




Um comentário: