domingo, 20 de dezembro de 2009

TABLUT OU JOGO DOS VIKINGS


O tablut que originalmente teria o nome de "Tafl"que significa tabuleiro, tem suas regras preservadas graças ao escandinavos, daí deriva seu nome atual de" Jogo dos Vikings".
o tablut pertence a uma familia de jogos antigos por isso existem regras diferentes para cada derivação e diversos estilos de jogo de acordo com a regra aplicada.
os jogos da familia Tafl tem em comum as seguintes caracteristicas:
  • São jogados em tabuleiros quadrados e quadriculados, com os lados divididos por um número ímpar de casas (tipicamente de 7 a 19). A variante mais simples conhecida é o Brandub, jogado em um tabuleiro de 7x7 casas. Algumas casas (nos cantos e no centro) são reservadas para certos fins.
  • Apresentam dois times de peças que não são idênticos um ao outro em quantidade de peças ou em opções de movimentação ou quanto ao objetivo.
  • Temática: tipicamente um jogo Tafl tem apenas um rei, que é uma peça diferenciada; um grupo de peças ( do próprio exército ) tem de defendê-lo; enquanto o outro ( do exército rival ) tem de atacá-lo.
  • Dupla simetria: a disposição inicial das peças em um jogo Tafl é simétrica tanto no sentido horizontal quanto no vertical.
  • Só é possível cheque-mate para um dos lados. O que não possui o rei. O outro vence conseguindo proteger seu rei.

Alguns modelos de tabuleios de Tafl:

BRANDUB

Jogado na Irlanda. O nome significa Corvo Negro


ARD-RI




FIDCHELL

o nome é Irlandes antigo, tem o significado aproximado de "sabedoria da madeira".
É chamado as vezes de Xadrez Celta e tem pelo menos 2.000 anos de existen
cia.


TABLUT

jogado em um tabuleiro de 9x9 casas. Foi descrito por Lineu como oum jogo de ataque de Moscovitas contra Suecos. Graças as notas do diario de Linnaeus é hoje o melhor documentado da familia Tafl.

TWALBRYDD

Jogado no País de Galles. documentado em manuscrito de 1587 por Robert ap ifan.



DUAS OPÇOES DE MONTAGEMS
INICIAIS DE TWALBRYD
D






HNEFATAFL

jogo referenciado frequentemente nas sagas do Vikings. Jogado em um tabuleiro de 11x11 ou de 13x13 casas.











tabuleiro 11x11 tabuleiro 13x13



ALEA EVANGELI

jogado na Inglaterra Saxã. O tabuleiro ,curiosamente lembra muito o de GO, pois joga-se nas intersecções das linhas e não das casas, e há 19 linhas em cada direção.



No geral as regras são muito semelhantes: o rei, que se posta na casa central (o konakis ), defendido por seus soldados, deve chegar a borda do tabuleiro. Se for impedido pelos adversários e capturado, perde o jogo.
todas as peças se movimentam quantas casas puderem sem poder pular sobre as outras. o movimento é igual a torre do xadrez somente na vertical e na horizontal sempre em linha reta.
a captura é feita quando uma peça do adversario é "cercada" por duas peças inimigas veja ilustração:



em algumas variantes do jogo a regra para captura do rei é a mesma que a das peças comuns, porem em outras deve-se impedir a movimentação do rei cercando do quatro lados ou usando os cantos do tabuleior. Veja ilustração

em alguns jogos algumas regras mundam mas a ideia permanece a mesma vejam alguns exemplos:

BUANFACH

Na mitologia irlandesa, Buanfach foi criado como um jogo freqüentemente praticado pelo grande herói Cu-Chulain, o equivalente de Aquiles da mitologia grega. Nesse jogo, todas as peças podem se movimentar várias casas. Só o rei pode passar por cima do Tara (konakis).

FIANNA

Fianna designa a guarda pessoal do Rei. Os guardas brancos podem se movimentar também uma casa em diagonal – não o Rei. As pretas se movimentam várias vezes.

BRANAM

Branam designa o Rei como ser sagrado e não pode ser capturado. As pretas precisam capturar os 4 soldados brancos antes que o Rei chegue em um canto.

ARD-RI

Ard-Ri é a variante escocesa do Brandubh que se joga com 16 soldados pretos contra 8 brancos.

ERENN

No idioma céltico, Erenn significa Irlanda. As brancas devem ocupar os 4 cantos com 4 soldados. Uma vez no canto, o soldado não pode mais sair. As pretas não podem ocupar os cantos.

FIDCHELL

Mencionado em mitologia irlandesa, Fidchell teria sido inventado pelo deus supremo Lugh. Joga-se com as regras do Tablut, onde o Rei deve atingir qualquer uma das bordas.

Em algumas variantes o rei deve ocupar uma lugar especifico no tabuleiro, como por exemplo um dos quatro cantos.

Veja algumas imagens de tabuleiros:

Veja tambem algumas imagens de peças:

veja alguns videos de partidas de tablut:



Nenhum comentário:

Postar um comentário